CONSUMO CONSCIENTE

Dando a volta por cima da compulsão por compras e dívidas

Uma pessoa é levada a comprar por várias razões: necessidade, diversão, modismos, status, apelos de promoções, liquidações e propagandas, ou pelo simples prazer de comprar, de adquirir alguma coisa independente da sua utilidade ou significado.

E isso pode se tornar uma compulsão de difícil controle, seguindo o padrão de toda compulsão (álcool, drogas,cigarro, comida,etc), aliviar a ansiedade e sentimentos de frustração, vazio e depressão. Enquanto está comprando, a pessoa sente prazer e alívio dos sintomas, mas passando um tempo voltam rapidamente.

E para piorar a situação, o comprador compulsivo, pela dificuldade em reconhecer quando já passou dos limites, pode acabar se tornando um devedor compulsivo.

Quando se sente carente, ansioso, deprimido, gasta em coisas que não pode pagar. Gasta compulsivamente, contrai dívidas, sente-se culpado, promete que nunca mais fará isto de novo, e apenas repete o mesmo ciclo na próxima vez que o sentimento de “não ser suficiente” aflorar. Começam, então, as dívidas: cheque especial, empréstimos, pedir emprestado a amigos para pagar o empréstimo, deixa de pagar cronicamente contas e compromissos, acumula credores e por aí vai, até afundar em dívidas, se tornar insolvente, inclusive arrastando junto a família. Perde o respeito próprio, amizades, saúde, emprego e família. Muitos chegam a contemplar o suicídio.

Pra quem acha que a Bíblia é ultrapassada e não se adéqua à realidade do mundo contemporâneo, é bom refletir na sabedoria milenar encontrada em Provérbios 17:16:
De que serve o dinheiro na mão do tolo, já que ele não quer obter sabedoria?

12 DICAS PARA UM CONSUMO CONSCIENTE

1. NÃO GASTE MAIS DO QUE GANHA – 80%
2. SAIBA QUANTO GASTA – Anote até as despesas pequenas
3. CONTROLE O SEU ORÇAMENTO- eu necessito ou desejo?
4. CONTROLE O SEU ORÇAMENTO- só compre o que precisa
5. COMPRE SEMPRE À VISTA – não gere dívidas
6. EVITE AO MÁXIMO USRA O CARTÃO DE CRÉDITO – só em emergências7. NÃO ACUMULE – compre só o que vai usar
8. ELIMINE SERVIÇOS/PRODUTOS QUE VOCÊ NÃO USA- seguros de cartões, telefone fixo, assinatura de revistas
9. TENHA DISCIPLINA – respeite o seu orçamento
10. ECONOMIZE – Faça uso racional de tudo
11. POUPE! Sempre é bom ter uma reserva para os imprevistos. Tente poupar 10% ou 5% do que você ganha.
12. SEJA GRATO PELO QUE VOCÊ TEM – insatisfação e ingratidão, geram ansiedade e baixa qualidade de vida.

Para saber mais sobre este assunto, assista nesta semana à palestra gratuita e sem inscrição, num dos três locais do Celebrando Restauração cujos endereços estão indicados aqui e no convite de divulgação, às 19:30, 2ª, 5ª e 6ª.