CORAGEM PARA MUDAR

Para as pessoas que vivem presas e escravas de adições, compulsões, comportamentos e emoções disfuncionais, são comuns os sentimentos
… de desespero pela perda da esperança no futuro,
… de desânimo e fraqueza pela constatação da incapacidade e impotência para se libertar,
… de tristeza pela perda do respeito próprio,
… de vergonha e culpa pelo sofrimento causado a familiares e amigos.

Envoltos nestes sentimentos perturbadores, é fácil acreditar que estamos destinados à escravidão e ao fracasso, o que muitas vezes nos leva a acreditar que é impossível mudar, desistindo desta possibilidade. Assim, deixamo-nos ficar lá, no fundo do poço, cheios de medo, ressentimentos, frustração, vergonha,… de suposições negativas sobre nós mesmos.

Mas se pudermos nos ver como o nosso Criador nos vê (Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança… Gênesis 1:26), teremos nossas forças e esperança renovadas, voltaremos a acreditar na possibilidade de mudança, veremos as dificuldades como um caminho para a paz e encontraremos a coragem para mudar o que nos for possível, serenidade para aceitar o que não for possível mudar e sabedoria para distinguir umas das outras. Isto é o que nos ensinam os primeiros versos da Oração da Serenidade.