DICAS PARA NÃO SER UM DEVEDOR COMPULSIVO

Aprenda a controlar o seu orçamento e mantenha
a sua vida financeira em dia.IMAGEM

1. Nunca gaste mais do que você ganha!

2. Mantenha um controle. Faça uma planilha e anote todos os ganhos e gastos mensais. Desta forma, fica mais fácil reduzir ou cortar gastos desnecessários e o dinheiro começa a sobrar no final do mês.

3. Lembre-se dos imprevistos! Desemprego, doenças, etc não têm hora para acontecer e você deve ter uma reserva para estes casos.

4. Pense antes de comprar! Não compre por impulso, sem pensar no final do mês. Pense se o produto é necessário, se cabe dentro do orçamento e se aquele dinheiro não vai fazer falta para algo mais importante.

5. Compre à vista! Ao invés de pagar em 24 vezes, se você economizar o valor da prestação por 12 a 15 meses, terá dinheiro para comprar à vista, quando normalmente lhe dão desconto de 10%, e assim estará economizando quase 50%.

6. Nunca use crédito ou dinheiro emprestado. Para quem não tem muito controle sobre seu orçamento, isto é um suicídio financeiro. Se o uso de crédito ou empréstimos for inevitável, faça uma pesquisa em vários bancos e financeiras, analise os juros que serão cobrados e os valores que serão pagos. Não use o crédito por impulso.

7. Diminua ou elimine os supérfluos. Gastar em bobagens que lhe trarão uma satisfação momentânea pode lhe trazer dores de cabeça duradouras no futuro.

8. Controle-se no supermercado. Leve sempre a lista dos produtos que estão faltando em casa e que devem ser comprados e somente compre produtos fora da lista se você tiver certeza de que o mesmo está bem mais barato que nos outros.

9. Economize. Faça uso racional de tudo, desde energia elétrica até a alimentação.

10. Poupe! Sempre é bom ter uma reserva para os imprevistos. Tente poupar 10% ou 5% de seu salário.

11. Evite compras a prazo. Faça isso somente se você tem total controle de sua vida financeira, sabendo exatamente o que terá que pagar nos finais de cada mês e que estes valores caberão com folga em seu orçamento.

12. Pesquise preços. Isso sempre gera economia.

13. Cuidado com a conta de telefone!

14. Evite fazer refeições em restaurantes. Estes gastos freqüentes acabam por comprometer o orçamento familiar.

15. Troque dívidas mais caras por dívidas mais baratas. Não pague uma que tem juros de 2% ao mês com o cartão de crédito que tem juros de 12% ao mês. Assim, mais vale ficar com a dívida menor do que usar o cartão e criar uma bola de neve de dívidas.

16. Aproveite os finais de ano para quitar dívidas. Nesta época os credores estão precisando fazer caixa e ficam muito mais abertos a dar descontos para quitação de dívidas, que podem chegar a 90%.

17. Não caia no conto do CRÉDITO FÁCIL! Nada é fácil na vida, e o crédito muito menos. O “crédito fácil” vem acompanhado de juros e taxas absurdamente altos e que acabam por torna-lo extremamente caro e acabam super endividando a pessoa.

18. Tenha apenas uma conta bancária e não aceite todos os produtos e serviços o que o banco lhe empurrar. Aceitar cheque especial, cartões de crédito, financiamentos, planos de previdência, seguros, títulos de capitalização e outros, somente se você tiver plena certeza que serão úteis, que terá condições de administra-los e que terá condições de pagá-los.

19. Tenha apenas um cartão de crédito. Se um cartão de crédito já consegue arruinar a vida de muita gente sem controle, mais de um será a falência total. Tenha só um e use-o com inteligência:

20. Cuidado com a venda casada! Normalmente os bancos obrigam os clientes que querem um empréstimo, um cheque especial, um cartão de crédito, a assinarem também um contrato de pecúlio, seguro, previdência, título de capitalização e outros. Isto é considerado prática abusiva pelo código de defesa do consumidor.

21. Ao pensar em comprar um carro, lembre-se dos gastos! Em média, os custos com combustível, estacionamento, seguro, impostos e manutenção equivalem ao preço de um carro a cada três anos. Portanto, se você vai comprar um carro de R$ 20.000,00, vai gastar cerca de R$ 7.000,00 para mantê-lo.

22. Tenha disciplina e respeite o seu orçamento. Ao conseguir equilibrar as contas, é muito importante manter o equilíbrio. Um deslize e pode ser o fim de meses de esforço.

23. Procure orientação, sempre que tiver dúvidas e antes de fazer qualquer negócio! Procure as instituições de defesa do consumidor: Procon, Defensoria Pública, Ministério Público ou um advogado de sua confiança. Isto pode fazer toda a diferença entre você entrar em numa fria ou não.

Fonte: Site SOSConsumidor.com.br