Encarando as crises da vida como uma oportunidade de crescimento

Problemas, dificuldades, perdas, decepções, frustrações, conflitos, crises fazem parte de nossa vida. Ninguém escapa. Todos nós já tivemos fases de depressão, angústia e aflição, quando os problemas parecem não ter solução. Situações como a morte de uma pessoa querida. Doenças, vícios, traições, dívidas são capazes de nos empurrar para o fundo do poço. Nosso Poder Superior Jesus Cristo disse: “Estou dizendo estas coisas para que, crendo em mim, vocês estejam inabaláveis e seguros e desfrutem a paz. Neste mundo mau vocês sempre terão dificuldades. Mas fiquem firmes! Eu venci o mundo.” (João 16:33)

Aceito este fato, o que fazer?

Podemos ter uma atitude de fatalidade e nos entregar ao desânimo e desespero, paralisados pelo medo e pela crença de que não há jeito, de que tudo está perdido. Ou acreditarmos no que Jesus nos diz, antes mesmo de nos chamar a atenção para o fato de que o mundo é mau e que sempre teremos dificuldades a enfrentar e crises a superar.

fundo poço“Estou dizendo estas coisas para que, crendo em mim, vocês estejam inabaláveis e seguros e desfrutem a paz. neste mundo mau vocês sempre terão dificuldades. Mas fiquem firmes! Eu venci o mundo.”

Ele nos diz para ficarmos INABALÁVEIS (não nos abalar, não desanimar, não desistir, não jogar a toalha), pois estamos SEGUROS. Seguros em quem? Em nós mesmos, em nossa própria capacidade? Não! Senão, não estaríamos abalados com os problemas e dificuldades! O Passo 1 deixa isso bem claro. Podemos estar seguros nos outros? Não! Todos, sem exceção, tem suas lutas e crises!

Só estamos seguros NELE, como diz o Passo 2: Ele tem todo o poder para restaurar nossa sanidade perdida. Só Ele venceu este mundo mau. Então, sim, podemos desfrutar da paz que só Jesus pode nos dar, mesmo em meio às tribulações.

Fiquemos firmes NELE, busquemos NELE o fortalecimento, a coragem, a sabedoria e a direção para a solução de nossos problemas. Em Jesus podemos sacudir a poeira e dar a volta por cima. O segredo está na presença e no amor de Deus.