ESTABELECENDO HÁBITOS DE COMUNICAÇÃO COM DEUS – PARTE 01

biblia_ws1030278923PASSO 11 – PROCURAMOS, ATRAVÉS DA ORAÇÃO E DA MEDITAÇÃO, MELHORAR O NOSSO CONTATO CONSCIENTE COM DEUS, PEDINDO APENAS PARA CONHECER A SUA VONTADE PARA NOSSAS VIDAS E FORÇAS PARA REALIZÁ-LA.

Neste Passo, começamos a estabelecer um novo estilo de vida. Precisamos continuar estabelecendo hábitos de comunicação com Deus. Nosso estado espiritual é o alicerce do processo de restauração crescente. Nossa caminhada de restauração requer de nós uma busca proativa de conhecimento e crescimento em Cristo. É preciso submetermos diariamente a vontade Dele e de forma voluntária! Isso acontece através da leitura e meditação na Palavra de Deus e da oração. Praticar a meditação e oração melhora nosso relacionamento com Deus, pois nasce dentro de nós o desejo de conhecer cada vez mais sobre Ele e perceber a sua presença em nossa vida. Aprendemos a fazer a Sua vontade. Confiamos que Deus sabe o que é melhor para nós e por isso nos rendemos a Ele.

Quando confiamos em Deus recebemos forças para realizar o que Ele tem para nossas vidas. Confiamos que Ele vai nos dar as qualidades necessárias para realizar a Sua vontade – humildade, senso de compaixão, honestidade, integridade, capacidade de perseverar, paciência para esperar os resultados, senso de justiça, cautela, firmeza, senso de humor.

 MEDITAR
O grande problema da nossa época é sermos engolidos pelo tempo, roubados da capacidade de reflexão para pensarmos sobre nós mesmos. Sócrates disse que “a vida não examinada não vale a pena ser vivida”. Nos desumanizamos quando vivemos no “piloto automático” sem nos darmos conta de nossos acertos e erros através da meditação. A meditação pode acontecer durante o nosso dia em qualquer lugar, pois estamos ligados ao nosso Poder Superior Jesus em Espírito. Contudo a meditação na Palavra de Deus precisa ser INTENCIONAL e PRIORIZADA em nossa agenda.

“Nem só de pão o homem viverá, mas da Palavra que vem da boca de Deus. Mateus 4:4.

MEDITAMOS NA BÍBLIA
Podemos comparar a prática da meditação na Bíblia com o trabalho de um agricultor que precisa preparar o solo, plantar a semente, cultivar a semente e esperar a semente germinar. Por outro lado, a semente cresce por si mesma. A meditação é uma forma de nos rendermos a Deus.
Lemos a Bíblia com o intuito de nos sintonizarmos com a Sua mensagem, tornando-a nossa. A meditação na Bíblia é mais do que compreender o texto; é OUVIR a Palavra, internalizando aquilo que ouvimos, de tal modo a transformar nossa vida. Percebemos a Bíblia como uma grande carta do amor de Deus à humanidade.

As palavras usadas na Bíblia para indicar a ideia de “meditar” subentendem o emprego tanto da mente quanto do coração. Paul Stevens diz que “ao meditarmos empapamos nossas mentes e corações com a Palavra de Deus, ruminando a mesma como faz o boi, assimilando-a para que se torne parte de nós mesmos.” A meditação nos faz voltarmos para dentro, olhamos nossos problemas, lutas, defeitos de caráter e dificuldades do ponto de vista da Palavra de Deus a fim de buscarmos fortalecimento espiritual.

“Não há nada como a Palavra de Deus escrita, para mostrar o caminho para a salvação por meio da fé em Cristo Jesus. Cada parte da Escritura é inspirada por Deus e útil de um modo ou outro – para mostrar a verdade, denunciar nossa rebelião, corrigir nossos erros, ensinar como viver o caminho de Deus. Por meio da Palavra, somos unidos e moldados para as tarefas que Deus deseja nos incumbir.”
( II Timóteo 3:16 – Mensagem)

COMO MEDITAR?
Ao meditarmos, estejamos com a Bíblia, papel e caneta à mão a fim de tomarmos nota daquilo que Deus está falando aos nossos corações. Podemos fazer essas anotações em nosso Inventário Diário. Deus fala conosco por meio da Bíblia. Em consequência, nós experimentamos comunhão com Deus. Por isso, nos aproximamos das Escrituras para sermos transformados e não para acumular informações. Lemos com atitude de submissão, prontos a entregar tudo o que somos e com a disposição de agir de acordo com ela.

Tenha em mente estas duas perguntas:

  1. O que Deus está me dizendo ?
  2. O que vou fazer a respeito?

“Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês. ” Colossenses 3:16