ESTABELECENDO HÁBITOS DE COMUNICAÇÃO COM DEUS – PARTE 02

imagesPASSO 11 – PROCURAMOS, ATRAVÉS DA ORAÇÃO E DA MEDITAÇÃO, MELHORAR O NOSSO CONTATO CONSCIENTE COM DEUS, PEDINDO APENAS PARA CONHECER A SUA VONTADE PARA NOSSAS VIDAS E FORÇAS PARA REALIZÁ-LA.

Dando continuidade sobre o Passo  Onze,  compreendemos que, por meio da Bíblia, Deus fala conosco.  Aprendemos como é importante estarmos conectados com Deus através da oração. A oração foi um elemento fundamental na vida de Jesus, Ele inalava a presença do Pai para exalar a vontade do Pai.

O grande problema em nossos dias é que não sabemos orar.

E quando não recebemos o que queremos, temos a tendência de culpar a Deus, às pessoas, às circunstâncias ou a nós mesmos. Precisamos compreender que a oração não é um mero instrumento pelo qual conseguimos as coisas de Deus.

Muitas vezes somos como crianças birrentas que querem algo do seu pai e acham que por meio da insistência e/ou birra, seu pedido será concedido. Se o pai diz sim, está tudo resolvido. Se o pai diz não, achamos que ele não nos ama e/ou não é tão bom assim. Orar é mais do que colocar diante de nosso Pai Celestial nossos pedidos para receber suas bênçãos.

É total rendição do nosso ser ao Criador, reconhecendo que Ele é tudo em nós e para nós.

JESUS NOS ENSINA A ORAR – Jesus ensina seus discípulos a orar através da Oração do Pai Nosso.
A importância dessa oração não está na sua incondicional repetição, mas serve para nós como um modelo que apresenta dois lados da oração: o lado divino e o lado humano.
Na Bíblia, Deus fala conosco. Na oração, nós falamos com Ele. Compartilhamos nosso coração com um Pai que cuida de nós.

LADO DIVINO DA ORAÇÃO

– TEU NOME – O primeiro aspecto do lado divino enfatizado por Jesus é a SANTIFICAÇÃO do nome de Deus. Santificar é o mesmo que separar, tornar sagrado, especial. Amar o nome de Deus é amar o próprio Deus.
– TEU REINO – Os súditos do Rei Jesus, colocam-no em primeiro lugar das suas vidas.
Quando oramos dessa forma, dispomos-nos a ser aqueles através dos quais o domínio do Rei Jesus se manifesta no mundo.
– TUA VONTADE – A queda do homem afetou a sua capacidade de querer o certo. Por isso, a vontade humana está cheia de engano, corrupção, egocentrismo e insensatez. Também possuímos uma visão limitada, pois não conhecemos os pensamentos e intenções de Deus. Faça-se a tua vontade é um desdobramento do Nome de Deus e da implementação do seu Reino em nós.

LADO HUMANO DA ORAÇÃO

– O PÃO NOSSO – A oração do Pai Nosso revela que Deus está interessado em nosso bem-estar. Temos o direito de pedir com toda simplicidade e honestidade por nosso suprimento diário, necessário à sobrevivência: comer, beber, vestir, abrigo. Não precisamos viver ansiosos pelo amanhã.
– PERDÃO NOSSO – Porque reconhecemos que somos pecadores, podemos e devemos verdadeiramente perdoar as outras pessoas, assim como Ele nos perdoa.
– PROTEÇÃO NOSSA – O Pai Nosso revela que estamos cercados de seres espirituais, angelicais e demoníacos que trabalham diuturnamente na conspiração antisantidade, reino e vontade de Deus. Pedimos pela proteção de Deus para não cairmos em tentação.

“Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês. ”                                                   Colossenses 3:16