Faz parte da caminhada de restauração de qualquer pessoa ser acompanhada por alguém que está andando em vitória na sua própria caminhada que posssa servir de mentora e apoio para uma camihada segura. Esta pessoa por sua vez também precisa ter alguém para acompanhá-la.
Porém este acompanhamento tem que ser sadio e não se transformar numa porta para a codependencia. Não precisa ser de 24 hs carregando as cargas do outro, dedicação total; podem ser atos simples, possíveis para quem anda perto, permanece à disposição, mantem contato. Enfim fica por perto.
Ao ficar por perto de uma pessoa que acompanhava, numa certa época, tive a oportunidade de através deu um pequeno gesto fazer uma grande diferença na sua área de luta.
Dei-lhe de presente um presente um livro sobre codependencia emocional, uma disfunção emocional tão comum, mas tão pouco conhecida e compreendida. Segundo ela o livro foi extremamente valioso para seu processo de restauração.
Este fato é um exemplo claro de que, quando estamos buscando mudança de vida, crescimento e transformação, precisamos ter pessoas ao nosso redor pelas quais venhamos a nos deixar ser influenciados e de quem venhamos a receber apoio e encorajamento, não importando a quantidade ou intensidade. O que importa é nos afastarmos da influência de pessoas ou circunstâncias que impeçam ou dificultem a concretização da busca de uma nova forma de viver.
Em Provérbios 2:10-14, é nos dito que “Você se tornará sábio, e a sua sabedoria lhe dará prazer. O seu entendimento e a sua sabedoria o protegerão e o livrarão de fazer o mal. Assim, você ficará longe das pessoas que vivem dizendo mentiras pessoas que abandonaram uma vida direita para viver na escuridão do pecado; pessoas que têm prazer em fazer o mal e se alegram quando o mal é praticado.”
O quanto você tem exercitado a sabedoria, procurando seguir os passos daqueles que vivem o tipo de vida que você deseja viver?
E se você se interessou pelo livro, aqui vai a dica: Codependência Nunca Mais de Melody Beattie, Ed. Record