PASSO 10 – CONTINUAMOS A FAZER O INVENTÁRIO PESSOAL E, QUANDO ESTÁVAMOS ERRADOS, NÓS O ADMITIMOS PRONTAMENTE.
“Portanto, tenham cuidado. Se você está pensando: Eu nunca faria uma coisa dessas; que isso lhe sirva de advertência. Porque você também pode cair em pecado”.(I Coríntios 10:12 – BV)
Este Passo aplica-se em nossa rotina diária o que aprendemos nos Passos Quatro a Nove.Praticar esse passo nos ajudará a manter nossa restauração e a continuarmos crescendo. Esse Passo é difícil no início, pois não temos o hábito de pausar para refletirmos, mas depois de incorporado à nossa vida, veremos o quanto é saudável. Precisamos nos lembrar que não estamos buscando PERFEIÇÃO em nossas vidas, somente continuar crescendo.
Os Grupos Anônimos geralmente sugerem TRÊS TIPOS DE INVENTÁRIO:
1. INVENTÁRIO RELÂMPAGO – Esse inventário é feito a qualquer hora, mas especialmente nos momentos em que percebemos uma variação em nosso humor, ou quando certos acontecimentos ou pessoas nos desequilibram. Ele também é muito útil quando nos vemos tentados a cometer algum erro. Percebemos nossos sentimentos e damos nomes a eles. Depois paramos, pausamos e pensamos antes de agir por impulso.
2. INVENTÁRIO DIÁRIO – Nesse inventário revisamos as últimas vinte e quatro horas. Podemos rever nossa vida como um todo ou rever alguma área específica da nossa vida (Exemplo: como nos relacionamos com as outras pessoas, como são nossos padrões no trabalho). O ideal é pausarmos no fim do dia e refletirmos sobre tudo que aconteceu em nosso dia. Uma boa dica é escrever um Diário. Registramos por escrito em um caderno tanto as coisas boas que aconteceram quanto os maus hábitos que ainda persistem e as reparações que precisam ser feitas. Para alguns de nós, responder algumas perguntas pode ajudar nessa reflexão. Não precisamos responder a todas elas e podemos acrescentar outras.
1. Submeti minha vida hoje ao meu Poder Superior Jesus, buscando fazer a sua vontade, confiando que Ele é um Deus amoroso e cuidadoso? |
3. INVENTÁRIO PERIÓDICO – Esse inventário é feito semestralmente ou anualmente. Algumas pessoas usam um tempo de retiro, isolados da correria do dia a dia, para fazerem uma revisão da sua caminhada de restauração durante aquele período de tempo. Uma boa ideia é reler o seu Inventário Diário e reconhecer padrões de repetição, mudanças, maus hábitos que persistem, novos hábitos adquiridos… Pedimos que Deus nos mostre em que podemos melhorar e o que podemos celebrar. Uma sugestão é participar novamente do Retiro do Inventário Moral.
Devemos evitar o desânimo quando nos vemos cometendo os mesmos erros, hábitos antigos são difíceis de mudar. O Passo Dez nos ajuda a crescer em nossa restauração.