Novo ano, novos dias
Novidades boas e ruins
Não importa
Cada dia trará seu próprio mal
Mas trará também seus bens
Pois as misericórdias de Deus
Se renovam todas as manhãs!
Novo ano, novos horizontes
Novas possibilidades
Novos sonhos
Novos voos
Esperança que não será a última a morrer
Esperança infinita, “esperançamento”!
Esperançar é esperar com fé na
certeza do que hoje não vemos!
Sempre haverá obstáculos, mas é preciso ter determinação para enfrentá-los, superando o mau hábito da procrastinação, falta de empenho, organização ou os sentimentos de insegurança, incompetência e autodesvalorização. A dica é focar no resultado e na satisfação de alcançá-lo.
O MAIS não é o MELHOR. Muitas realizações podem nos fazer perder a noção do que é realmente significativo. Realizações com ênfase nos aspectos exteriores da vida, como ganhar muito dinheiro, ter sucesso, alcançar promoção, ter o carro zero, ou bater metas de vendas não são as mais importantes, se nosso alvo maior for contentamento, alegria de viver e paz interior. Nossa medida de sucesso está nos aspectos interiores – amar ao próximo, perdoar, relacionamentos saudáveis, bem estar emocional e maior intimidade com Deus.
Ao fazer a avaliação do ano que termina, é importante ter uma perspectiva positiva, celebrando as vitórias, conquistas, alegrias e realizações bem sucedidas, mesmo as pequenas.
Olhar para os erros também com uma perspectiva positiva, como estímulo ao aprendizado e desenvolvimento de novas habilidades, fazer mudanças e buscar o aperfeiçoamento.
Encarre os erros, problemas, dificuldades, frustrações e obstáculos vivenciados como oportunidades de mudanças e peça a Deus coragem para fazer o certo, encontrar novas soluções, simplificar as coisas, redimensionar expectativas e superar os obstáculos. No mais… peça a Deus serenidade para aceitar o que não pode mudar e sabedoria para discernir entre o que pode mudar e o que não pode, aceitando as dificuldades como um caminho para a paz.
Defina objetivos para o novo ano, considerando as mudanças que você identificou que precisa fazer na sua vida. Faça os planos de como vai atingi-los. Se você nada fizer, não haverá mudanças e sem mudanças a novo ano só será novo no calendário.
Expanda os horizontes de sua vida! Vá além de mudanças para melhorias. Abra a mente para novidades de vida!
Síria Giovenardi, psicoterapeuta e conselheira cristã
@siriagiovenardi