O CAMINHO PARA A VIDA ABUNDANTE… Segunda parte

O caminho para a vida plena de verdadeira paz e serenidade que tanto procuramos é traçado pelo nosso Poder Superior Jesus Cristo, iluminado pela Sua Luz, pois Ele é a Luz do mundo (João 8:12) e sinalizado por princípios que são como uma bússola moral para nos manter no reto caminho.

Estes princípios são Honestidade, Esperança, Sanidade, Rendição, Confissão, Transformação, Humildade, Perdão, Gratidão, Crescimento espiritual, Serviço.
Viver de acordo com estes princípios nos mantêm caminhando seguros pela estrada da vida, numa jornada de contínuo crescimento, sem sermos desviados por comportamentos disfuncionais, compulsivos e viciosos.

No texto anterior abordamos os princípios da Honestidade (base de todos os passos, com destaque para os Passos 1 e 4), Esperança (Passo 2), Sanidade (Passo 2). Neste texto veremos mais quatro:

RENDIÇÃO (Passo 3)
Render-se é o ato de parar de resistir e entregar-se incondicionalmente. Acreditar, crer/fé e confiança no amor incondicional de Deus são as bases da nossa rendição a Ele. Só, então, encontraremos descanso para nossa alma e o caminho da restauração.

CONFISSÃO (Passo 5)
A ideia de admitir nossos pecados e nos revelar a outra pessoa provoca sentimentos de vergonha e de medo de rejeição e recriminação. Mas tudo o que escondemos, mantemos em segredo, tem poder sobre nós, nos adoece e nos atormenta. Quando com honestidade e humildade, confessamos nossos erros, recebemos o perdão de Deus, libertação, cura e restauração, força para corrigir nosso caráter e andar na verdade, longe da negação e podemos olhar as pessoas nos olhos, resgatando nossa dignidade e auto aceitação.

Na próxima semana veremos mais alguns princípios para nortear nossa jornada.

TRANSFORMAÇÃO (Passos 6 e 7)
A mudança de maus hábitos, atitudes e comportamentos destrutivos na nossa própria força não será plena e definitiva, enquanto não houver uma transformação da nossa disposição mental.
Falhas de caráter não podem ser aperfeiçoadas, somente removidas. Nossos pecados e defeitos devem morrer na Cruz, como Jesus morreu. Só assim poderemos aguardar a recompensa com a esperança de uma nova vida, de sermos transformados em tudo que Deus quer que sejamos.

HUMILDADE (base de todos os passos)
Bem-aventurados os humildes de coração… Depois de examinar nossa vida podemos nos sentir separados de Deus, indignos do Seu amor e até desprezados por Ele, fazendo com que questionemos se podemos ousar nos aproximar dele. Temos que abandonar a nossa autossuficiência, pedir ajuda e confiar que Ele removerá nossas falhas de caráter e conduta.
Deus age com graça e amor, quando admitimos que estamos errados, nos arrependemos e, com toda humildade, reconhecemos que sem Ele nada podemos fazer.

Síria Giovenardi, psicoterapeuta e conselheira cristã
@siriagiovenardi