O ELEFANTE NO MEIO DA SALA

É impossível não o ver, mas nego sua enorme existência. Nego a dor do trauma, o descontrole da compulsão, a amargura e a tristeza da depressão, a ansiedade e o pânico de um futuro incerto.
Ponho a máscara do “está tudo bem” e sigo fazendo de conta que não tenho um imenso elefante na minha vida. Mas aprendi que quando o peso e o incômodo do elefante se tornam maiores do que a minha alma angustiada, tenho a chance de mudar.
Restauração é tirar o elefante da sala! Tiramos o elefante da sala dando o Passo 1 da Caminhada Espiritual de Restauração de 12 Passos:
Admitimos ser impotentes diante de nossos vícios e comportamentos compulsivos e que nossas vidas se tornaram ingovernáveis.

A primeira lição que aprendemos com este passo é que precisamos sair da NEGAÇÃO, parar de negar nossa dor e admitir que temos problemas que prejudicam nossa vida e roubam nossa paz.
A segunda lição do Passo 1 nos além de sair da NEGAÇÃO, admitindo que temos problemas, é absolutamente necessário admitir nossa IMPOTÊNCIA, ou seja, nossa incapacidade de na nossa própria força, conseguirmos nos libertar das compulsões, maus hábitos ou superar nossos traumas e sofrimento emocional.

Então, neste primeiro passo, você poderá admitir que sua dor é maior do que o medo de mudar e que você por si só é incapaz de fazer as mudanças necessárias. Você precisa aprender que não tem força para mudar vícios e maus hábitos, e precisa também começar a admitir que algumas áreas de sua vida se tornaram ingovernáveis e que precisam ser reparadas.

Quando paramos de mentir, de negar nossa dor e encaramos a realidade, vemos que somos fracos e que temos pouco controle sobre nossa vida. Então, estamos prontos para admitir que somos impotentes e que precisamos de Deus.
Então, o elefante some!
“Sentimos que estávamos condenados à morte e percebemos como éramos fracos demais para socorrer-nos a nós mesmos.” 2 Coríntios 1:9 BV

Síria Giovenardi
Psicóloga e conselheira cristã
(@siriagiovenardi)