O orgulhoso acaba sendo humilhado, mas quem é humilde será respeitado. Provérbios 29:23
O orgulho sempre nos leva à humilhação. O orgulho diz: Eu já estou forte, não preciso mais de ajuda de ninguém. O orgulho nos cega para nossas fraquezas e nos impede de buscar ajuda. Aqueles que mantém uma atitude de humildade em seu processo de restauração, percebendo que são fracos e vulneráveis vão em busca de ajuda. A humildade nos protege das recaídas.
Como o cão volta ao seu vômito, assim o insensato repete a sua insensatez. Provérbios 26:21
Quando estamos em restauração, facilmente, repetimos padrões do passado; nossos velhos vícios e maus hábitos sempre nos visitam de novo, dentão, é fácil escorregar de volta à nossa adicção. Por isso precisamos ficar atentas. Quando relaxamos em nosso processo de restauração, temos grandes chances de ter uma recaída.
Quando me senti seguro, disse: Jamais serei abalado! Salmos 30:6
No nosso processo de restauração podemos nos tornar confiantes demais, achando que nunca mais voltaremos aos velhos maus hábitos. Mas o orgulho e a arrogância precedem a queda. Às vezes Deus permite que sigamos nosso próprio caminho e soframos as consequências para aprendermos que sozinhos não conseguimos nada e que precisamos depender de Deus e seguirmos suas orientações para termos sucesso na nossa restauração.