O Passo 4 (Fizemos um minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos) nos incentiva a examinar e avaliar detalhadamente toda a nossa vida, desde a infância até os dias atuais. Esta autoavaliação é chamada de Inventário Moral.
Inventário Moral é o registro descritivo de pessoas e acontecimentos significativos – bons e ruins – que constituem a história de nossa vida. Através dele enumeramos todos os fatos e pessoas relacionados a cada fase de nossa vida: infância, adolescência, juventude, idade adulta.
É, também, uma avaliação corajosa e honesta do impacto e influência, favorável e desfavorável, dessas pessoas e eventos na nossa vida.
O Inventário deve ser detalhado e minucioso, para que Deus possa nos mostrar nossa participação em cada evento e como isto afetou a nós e aos outros.
Escrever o Inventário Moral é encarar com coragem nosso passado, identificar as raízes e causas de nossos vícios, compulsões, falhas de caráter, maus hábitos, bem como nossos traumas e mágoas que se refletem em nosso sofrimento emocional com, amargura, ira, depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamento e tantos outros desajustes emocionais e comportamentais.
Se queremos mesmo ser restaurados, precisamos sair da negação, admitir nossa inadequação e adotar um novo padrão de viver.
Isso exige coragem, honestidade e responsabilidade, pois somente reconhecendo prontamente quem temos sido, podemos fazer mudanças positivas em relação ao que estaremos nos tornando.
Que tenhamos a coragem de encarar nosso EU prisioneiro das insanidades que desgovernam nossa vida e, corajosamente, saltando para a liberdade de um EU ressignificado, dando o Passo Quatro e fazendo um destemido e minucioso Inventário Moral de nossas vidas.
Assim, estaremos no caminho para a Paz.
Síria Giovenardi, psicóloga, conselheira cristã e colaboradora do Celebrando Restauração
@siriagiovenardi