PEPINO QUE NASCE TORTO, NÃO PRECISA MORRER TORTO!

Nosso passado até pode nos condenar, mas ele pode ser restaurado!
No último post falamos da importância de olharmos para o nosso passado para podermos construir um presente que nos leve a um futuro melhor.

E há uma forma bem prática de fazermos essa avaliação do nosso passado, refletir sobre nossos acertos e erros, para que possamos reparar seus efeitos danosos e promover as mudanças necessárias. Isso é o que o Passo 4 da caminhada espiritual de 12 passos de restauração, chama de fazer um INVENTÁRIO MORAL, destemido e minucioso de nossa vida.

É destemido por causa da forte base espiritual que estabelecemos ao fazer os três primeiros Passos. É moral, porque fazemos uma lista daquilo que sentimos que foi certo ou errado na nossa conduta. E é minucioso, para não deixar nada para trás.

O único modo de fazer este Passo de forma completa e minuciosa, é resistirmos ao desejo de justificar e de desculpar aquilo que encobrimos. Pode exigir coragem e autodisciplina, mas somente reconhecendo prontamente quem temos sido, podemos fazer mudanças positivas em relação ao que estamos nos tornando.

O QUE AVALIAR NUM INVENTÁRIO MORAL?

1. Relacionamento com os outros: precisamos identificar as pessoas que nós magoamos e ferimos com nossas atitudes e comportamentos errados em função do vício, compulsão ou mau hábito para pedir-lhes perdão. Também, precisamos identificar as pessoas que nos magoaram para dar a elas nosso perdão.

2. Prioridades em sua vida: quando estamos vivendo escravos de vícios e maus hábitos, pensamos só em nós mesmos e em buscar o prazer que a nossa compulsão nos dá; todo o resto — família, trabalho, estudos, amigos, Deus fica em segundo plano.

3. Suas atitudes: atitude é a forma como reagíamos diante das situações da vida. E nossos vícios, traumas e maus hábitos nos levam a reagir com atitudes negativas, como: agressividade, mentira, amargura, ansiedade, preconceito gritaria, violência física, roubo, preconceito, vítima, orgulho, autossuficiência, irresponsabilidade, preguiça, brigas, falta de perdão, adultério, etc, etc, etc…A Bíblia nos alerta sobre a necessidade de mudarmos nossas atitudes, dizendo:

4. Sua integridade: honestidade, respeito às leis e às autoridades, honrar os pais e os mais velhos, falar a verdade, não usar corrupção para obter vantagens.

5. Sua mente: pensamentos, valores, com que você alimenta sua mente? Com imagens e conversas inadequadas ou com a Palavra de Deus e conversas sadias com novos amigos.

6. Seu emocional: quais os sentimentos que preenchem seu coração: ódio, raiva, vingança, amargura, rejeição, menos valia, orgulho? Ou sentimentos bons: paz, amor, perdão, humildade, mansidão, bondade?

7. Seu corpo: como você cuida de sua saúde: alimentação adequada, exercício físico ou uso excessivo de cigarro, álcool, drogas, sedentarismo?

8. Sua família: como é seu relacionamento com a família: amistoso, afetivo ou conflitoso, distante, etc.

COMO FAZER UM INVENTÁRIO MORAL?

1. Comprar um caderno
2. Separar um tempo para estar a sós com Deus.
3. Orar antes de iniciar pedindo-lhe a coragem que este Passo exige.
4. Abrir o coração e a mente para seus sentimentos, experiências vividas e lembranças.
5. Listar todas as coisas boas e ruins da sua vida.
6. Listar todas as pessoas que lhe fizeram bem ou que lhe magoaram e todas as pessoas a quem você fez o bem e aquelas a quem você magoou para depois poder fazer reparações.