PERMANECER CRESCENDO

cc35c21628dfaf83834f63ace6763739Vigiem e orem para que não sejam tentados. O espírito está pronto para resistir à tentação, mas o corpo é fraco. ” Marcos 14:38

O Passo 10 nos orienta sobre a necessidade de fazermos um Inventário Pessoal, pois na nossa caminhada de recuperação precisamos estar atentos para permanecer crescendo, evitar recaídas e prontamente reparar nossos erros e perdoar os que nos ofendem e magoam. Também nos mantém em constante base espiritual. Para isso precisamos ter o hábito de fazer um inventário continuo mantendo um diário onde registramos comportamentos errados que nos obrigam a fazer reparações repetidas vezes. Duas perguntas importantes: Estou sendo honesto comigo mesmo, como minhas ações e meus motivos? O importante é não acumular atitudes erradas que venham a se transformar, novamente, em vícios, maus hábitos e falhas de caráter.

Uma outra maneira de viver o inventário diário é olhar para esse texto da Palavra de Deus e avaliar-se de acordo com o que Paulo escreveu em Efésios.

 “Agora é hora de ter um estilo de vida totalmente novo, zerado – uma vida planejada por Deus, renovada a partir de dentro; uma vida que muda para melhor a conduta de vocês e que faz o caráter de Deus tornar-se realidade em nossa vida. Essa nova vida traz MUDANÇAS: chega de mentiras, chega de fingimento. Falem a verdade. No Corpo de Cristo, estamos, antes de tudo, conectados uns com os outros. Se você mente para alguém, está mentindo para você mesmo. É normal ficar com raiva. É claro que todos sentem raiva. Mas não alimentam vingança no coração. Não deixem que a raiva domine muito tempo. Resolvam o problema antes de dormir. Não deem mole para o Diabo. Não deixem que ele prejudique a vida de vocês. Vocês costumavam roubar para levar vantagem? Não façam mais isso. Arrumem um emprego decente, até mesmo para ajudar os que não tem condições de trabalhar. Tenham cuidado com a maneira de falar. Nunca saia da boca de vocês nenhuma besteira ou baixaria. Falem apenas o que é útil e que ajude os outros. Cada palavra deve ser um presente. Não entristeçam a Deus. Não lhe causem nenhum desgosto. O Espírito Santo, que se move e respira em vocês, é quem nos leva à intimidade com Deus e os deixa em condições de se relacionar com Ele. Não desprezem esse presente maravilhoso. Nada de conversa profana, difamadora e nociva. Sejam gentis e sensíveis ao próximo. Perdoem-se uns aos outros assim como Deus em Cristo os perdoou – perdão total e incondicional. Observem bem o que Deus faz, e façam o mesmo. Ajam como filhos que aprendem com ele a vida de amor. Observem como Cristo nos amou. Seu amor não foi contido.
Foi extravagante! Ele não amou para receber algo em troca, mas para nos dar tudo de si. Então, queridos, amem da mesma maneira. ”
(Efésios 4:24 a 5:3 – Mensagem)