POR QUE PRECISAMOS DE RESTAURAÇÃO?

O propósito do programa Celebrando Restauração é ajudar pessoas a vencer traumas, maus hábitos, vícios, compulsões e comportamentos destrutivos.

Como desenvolvemos estas disfunções emocionais e comportamentais? Ao longo da vida, desde a gestação, passando pelas diversas fases da vida, vamos desenvolvendo nossa personalidade. E durante este tempo, podemos amadurecer ou arruinar nossa vida.
Muitas são as causas da nossa vida ficar fora do controle e nos arrastar para o fundo do poço emocional, moral e espiritual.
Algumas condições que impactam negativamente em nossa vida são externas, mas outras são originadas de nossas próprias escolhas e decisões erradas. As principais são:

Traumas.
Trauma é um dano emocional que ocorre como resultado de algum acontecimento – experiência de dor e sofrimento emocional ou físico. É uma condição externa que não depende de nós.
Exemplos: abuso sexual na infância, separação dos pais, relacionamento com cônjuge agressor; alcoolismo de um
progenitor; infidelidade do cônjuge, etc.

Vício ou Compulsão.
É uma desordem neuroquímica cerebral crônica (não simplesmente um problema de comportamento) que induz a um hábito seguido por sensação de prazer e alívio de ansiedade e/ou angústia, que passa a se repetir quase que automaticamente, causando prejuízo físico, emocional e social à pessoa e às que com ela convivem.
Existem dois tipos de compulsão/dependência química: dependência de substancias (drogas, álcool, tabaco,
medicamentos) e compulsão/dependência comportamental (trabalho, sexo, internet, celular, rede sociais, comida,
compras, jogo, atividade física, pornografia, dentre outras).

Mau hábito / falha ou defeito de caráter.
Comportamento indesejado, aprendido e desenvolvido com o tempo, que passa a fazer parte da natureza da pessoa.
Exemplos: Agressividade, Ambição, Arrogância, Autopiedade, Autoritarismo, Autossuficiência, Ciúme, Crítica, Deslealdade, Desobediência, Desonestidade, Egoísmo, Hipocrisia, Impaciência, Impulsividade, Infidelidade, Inveja, Ironia, Insubmissão, Intolerância, Isolamento, Manipulação, Mentira, Medo, Omissão, Orgulho, Perfeccionismo, Vingança, Preconceito, Preguiça, Prepotência, Procrastinação, Rebeldia, Ressentimento, Superioridade, Teimosia, etc
A falha de caráter é a base do mau hábito. É um comportamento intencional; é uma escolha. O mau hábito deve ser reconhecido como pecado.

… e que Ele conserve o espírito, a alma e o corpo de vocês livres de toda mancha… 1Tes 5:23

A Palavra de Deus nos diz que somos seres integrais e quando uma de nossas 3 dimensões (corpo, alma e espírito) está afetada, as demais também o são em maior ou menor grau, mas há sempre interferência.
Ex.: o alcoolismo afeta o corpo, através de doenças e afeta nosso relacionamento com Deus pelos pecados cometidos em função da dependência (mentiras, falta de responsabilidade, adultério, etc).
Fica evidente que somos impotentes para restaurar nossa vida na nossa própria força, como diz o Passo 1. E que precisamos da ajuda de um Ser Superior a tudo e a todos que tem o supremo poder de nos tirar do fundo do poço e restaurar plenamente nossa vida e, para isso, precisamos entregar a Ele, Nosso Poder Superior é Jesus Cristo, nossa vida e vontade (Passos 2 e 3).

Síria Giovenardi, psicóloga e conselheira cristã
@siriagiovenardi