Passo 12: Tendo experimentado um despertar espiritual como resultado
desses passos, procuramos levar esta mensagem a outros e praticar esses princípios em todos os aspectos da nossa vida.
“Vocês receberam de graça; deem também de graça.” (Mateus 10:8)
A mensagem não tem sentido se não a VIVERMOS. Nossas ações dão significado às nossas palavras. Depois de termos aplicado os Passos a nossa vida, muitas áreas já foram transformadas e outras pessoas começaram a enxergar isso. Já não buscamos mais viver de forma egoísta.
COMO PODEMOS PRATICAR OS VALORES DOS 12 PASSOS?
1. CUIDANDO DE NÓS MESMOS
Quando pessoalmente praticamos os Passos, nossa vida impacta a vida de outras pessoas. Nós não podemos mudar as outras pessoas, mas quando mudamos a nós mesmos, influenciamos outros. Muitas vezes gostaríamos de envolver outros na jornada de restauração, desejamos que eles experimentem o mesmo que nós. Mas, eles precisam decidir entrar nessa jornada por si só. Nós só podemos mudar a nós mesmos, as outras pessoas nós simplesmente AMAMOS.
“Ninguém viu Deus, nunca. Mas, se amarmos uns aos outros, Deus habitará no íntimo do nosso ser e o seu amor será completo em nós – amor perfeito! (I João 4:11 – Mensagem)
2. NÃO ANDANDO ISOLADOS
Respeitamos e valorizamos as pessoas ao nosso redor. Compreendemos que nenhum dos Passos começa com “EU” mas sempre com “NÓS”. Recebemos ajuda de outras pessoas e nos colocamos à disposição para ajudá-las. Não desejamos nem a dependência e nem a independência, buscamos a interdependência. Interdependência é uma relação de reciprocidade.
“É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cair e não tem quem o ajude a levantar-se! … Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se.” (Eclesiastes 4:9-12)
3. DANDO EXEMPLO EM NOSSAS AÇÕES
Buscamos ser coerentes. Reconhecemos humildemente que viver uma vida coerente não é fácil, mas colocamos passo a passo meios concretos para ganharmos novos hábitos – reduzindo a cada dia a distância entre nossa mente e coração; palavras e obras, fé e ação.
“ Coloquem em prática a Palavra, e não sejam apenas ouvintes. Portanto, não se enganem: pois se uma pessoa apenas ouvir e não colocar em prática é semelhante a um homem que vê o seu próprio rosto num espelho; e depois de olhar para si mesmo, logo se afasta e não se lembra de como é a sua aparência.” (Tiago 1:22-24 – NBV)
“Que proveito há se alguém disser que tem fé, se não tiver obras?” (Tiago 2:14)
4. DANDO NOSSO TESTEMUNHO
Compreendemos que nossa história é valiosa, e estamos dispostos a compartilhá-la com outras pessoas. Dentro da nossa jornada existem Boas Novas para outras pessoas. Enfrentamos a vergonha, o medo e nossa timidez. Permitimos que Deus use nossa vida para abençoar outras pessoas que irão se identificar conosco.
“Vão ao mundo inteiro e preguem a Boa Nova a todo mundo, em toda
parte.” (Marcos 16:15 – BV)
5. CONTINUANDO A PRATICAR OS PASSOS
Mantemos os bons hábitos do nosso novo estilo de vida. Nossa vida não
está perfeita, mas prosseguimos buscando crescimento. Não desanimamos, mesmo quando não avançamos tanto quanto gostaríamos ou passamos por momentos difíceis.
“Deus que começou esse bom trabalho na vida de vocês, vai continuá-lo até que ele seja terminado no Dia de Cristo Jesus.” (Filipenses 1:6 – BLH)
SÓ RETEMOS O QUE ENTREGAMOS PARA OUTRAS PESSOAS. SE QUISERMOS APROFUNDAR NOSSA JORNADA DE RESTAURAÇÃO, COMPARTILHAMOS COM OUTROS O QUE DEUS FEZ E ESTÁ FAZENDO EM
NOSSAS VIDAS.