O corpo humano foi desenhado para o movimento e para isso possui sistemas fisiológicos complexos que produzem energia para o movimento dos músculos, funcionamento dos órgãos, manter a temperatura interna constante e alimentar as células.Passamos cerca de 16 horas em atividade: acordar tomar banho, escovar dentes, tomar café, levar as crianças para o colégio, fazer exercício físico, trabalhar, estudar, cuidar do bebê, arrumar a casa, preparar comida, dirigir, pegar ônibus, passar por 3 terminais, lavar o carro, lavar e passar roupa, fazer mercado… Ufa!!!
Mas, também fomos feitos para o descanso e o lazer.
Precisamos dormir em torno de 8 horas por dia. Precisamos descansar e relaxar de toda essa atividade física. Até o Deus Criador descansou no sétimo dia, após ter criado o universo e o mundo e tudo que neles há.
O valor do descanso foi incorporado ao calendário, sendo o domingo oficializado como dia do descanso.A lei trabalhista assegura um mês de férias para cada ano trabalhado.
No dia a dia, prolongar o tempo na cama por mais alguns minutinhos, logo após acordar,ou tirar algumas horas no fim de semana para relaxar, sem fazer nada, é um comportamento comum e sadio.
Mas até a natural necessidade de descanso pode sofrer desequilíbrio, transformando-se no mau hábito da preguiça.O preguiçoso, conforme o senso comum, é aquele indivíduo avesso a atividades que mobilizem esforço físico ou mental. De modo que lhe é conveniente direcionar a sua vida a fins que não envolvam maiores esforços.
A preguiça é algo que pode ser combatido e pode ter causas psicológicas e fisiológicas.
Quando o desejo de não fazer nada, de ficar só deitado é constante e incontrolável,
pode ser sinal de um distúrbio: a clinomania.
A clinomania pode ser facilmente confundida com o desanimo e a falta de vontade da depressão e da síndrome da fadiga crônica.
Quem sofre de depressão também pode apresentar dificuldade na hora de sair da cama, mas por conta da melancolia, do desânimo e da falta de energia que são característicos da doença. Já no caso da fadiga crônica, o que contribui para que a pessoa permaneça deitada é um cansaço persistente, que vem acompanhado por sintomas como dores musculares, cefaleia e fraqueza.O clinomaníaco, ao contrário, sente-se muito confortável na cama, tem uma vontade imensa de ficar deitado e pode permanecer assim por dias, sem sofrer com os sintomas das doenças acima. Também, não sente culpa por isso.
Então, cuidado, pois a preguiça tem sérias consequências: sedentarismo, obesidade,desemprego, solidão, empobrecimento espiritual, mental, emocional e material.
Por mais que o preguiçoso deseje alguma coisa, ele não conseguirá, mas a pessoa esforçada consegue o que deseja. Provérbios 13:4
Saiba mais Para saber mais sobre o assunto, às 19:30 nos dias :
27 de julho, na Rua do Cruzeiro, 401 – Tenda da Igreja Batista Central
30 de julho – na Rua do Coqueiro, 29 – Edson Queiroz
31 de julho no Colégio Kerigma, Rua Professor Francisco Gonçalves, 225 – Dionísio Torres