PASSO 06 – DISPUSEMOS – NOS INTEIRAMENTE A DEIXAR QUE DEUS REMOVESSE TODOS ESSES DEFEITOS DE CARÁTER.
O Passo Seis é o passo da Prontidão. Estar “inteiramente prontos” para que Deus remova TODOS os nossos defeitos de caráter soa impossível. Na realidade, sabemos que tal perfeição está fora do alcance humano. Neste passo precisamos elaborar de forma prática uma nova maneira de viver. Que pessoa gostaria de ser? Que tipo de filho? Amigo? Profissional? O que fazer com tempo livre? Que diferença quero fazer no mundo? A energia que gastamos com nossos defeitos de caráter agora pode ser usada para algo construtivo. Percebemos que ganhamos muito mais investindo em novos valores de vida do que com os frutos dos defeitos de caráter: vergonha, culpa e remorso. É necessária disposição para MUDAR.
AO PRATICARMOS O PASSO SEIS APRENDEMOS:
Quando somos confrontados com nossos defeitos de caráter começamos a assumir inteira responsabilidades pelas nossas ações. Paramos de culpar as pessoas, tornamos conscientes das oportunidades que desperdiçamos. Reconhecemos que chegamos até onde chegamos por causa das nossas próprias escolhas.
Desde que entregamos nossas vidas a Deus no Terceiro Passo e confessamos honestamente quem somos a Deus e à outras pessoas no Quinto Passo, a humildade cresce em nosso coração. No Passo Seis quando reconhecemos nossos defeitos de caráter e nossa impotência diante deles, nos rendemos ainda mais a Deus. Acreditamos no seu Poder para remover nossos defeitos de caráter.
Não desistimos quando as mudanças que esperamos não se dão na velocidade que gostaríamos. Assumimos o compromisso de crescermos em nossa restauração e de não retrocedermos. Seguimos em frente apesar dos obstáculos e das nossas falhas recorrentes. Nos tornamos ainda mais dependente de Deus, nos lembrando continuamente de que quando reconhecemos nossas fraquezas, estamos sendo fortes.
MESMO NÃO ESTANDO INTEIRAMENTE PRONTOS, ESTAMOS NA DIREÇÃO CORRETA. A FÉ E A HUMILDADE IRÃO DERROTAR NOSSO ORGULHO E REBELDIA.
“ E então, quando vocês sentirem a sua indignidade diante do Senhor, Ele levantará, animará e ajudará vocês. ” (Tiago 4:10BV)