REFLEXÕES SOBRE VIVER UM DIA DE CADA VEZ

Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu: tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou. Eclesiastes 3:1-2

Quem já tentou abandonar um comportamento compulsivo, prometendo que faria novamente, na maioria das vezes viu falhar sua boa intenção e esforço para cumprir o prometido.
É preciso compreender a impossibilidade de tomar decisões para a vida toda, quando se trata de maus hábitos.
Um hábito é estabelecido pela repetição. Para sua extinção é preciso não repeti-lo, vez após vez, até que se perca a vontade de praticá-lo.
Tem-se mais chance de sucesso, quando nos limitamos a fazer propósitos por um dia apenas, justamente o dia que estamos sempre vivendo: o dia de hoje.
Seja qual for nossa compulsão, podemos nos manter sóbrios um dia de cada vez.
Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações.

Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades. Mateus 6:34

Cada novo dia pode nos trazer alegria, tristeza, esperança, frustração, ou emoções fora de controle. Na tentativa de abafar o sofrimento emocional e aliviar a ansiedade podemos passar a comer ou comprar compulsivamente, perder horas nas redes sociais, fumar, beber, usar drogas, ou a nos lançar em relacionamentos destrutivos.
Quando passamos a confiar no amor e cuidado de Deus, descobrimos que podemos desfrutar do bem e sobreviver ao mal que cada dia nos traz e, principalmente, escolher como iremos viver o novo dia.

Dicas para viver um dia de cada vez:

Síria Giovenardi, psicóloga, conselheira cristã e colaboradora do Celebrando Restauração.
@siriagiovenardi