SÉRIE CAMINHO DA RESTAURAÇÃO – PASSO DA ESPERANÇA

 

Quando seu mundo vira de cabeça para baixo, onde você encontra ajuda? No post anterior (Passo 01), lemos sobre as nossas necessidades de Restauração. Vimos que o primeiro passo é admitir que não somos Deus e que temos que abandonar nossa vontade de controlar tudo e todos. Falamos sobre deixar de negar nossos erros. Mas o que é que finalmente nos faz encarar os nossos problemas? O antídoto de Deus para a negação é a dor. A maioria das pessoas raramente move-se em direção a restauração até que sejam forçadas a fazê-lo, pois não existe outra opção. Nós não mudamos até que o nosso medo de mudança seja maior que a nossa dor. Deus usa três destruidores da negação para chamar nossa atenção, para nos forçar a mover em direção a restauração e para longe das coisas que têm prejudicado nossas vidas.

  1. Crises – Como doenças, estresses ou desemprego.
  2. Confrontação – Quando alguém se preocupa o suficiente para dizer: “Você está errado.” Pode ser doloroso ouvir isto, mas é como se fosse um alarme de incêndio. Infelizmente na nossa vida quando ouvimos o alarme da dor disparar, em vez de lidar com a causa do alarme, tentamos cobrir o som. O abafamos com comida, álcool, drogas, trabalho, sexo e muitas outras coisas. Mas, Deus usa estas coisas para conseguir nossa atenção.
  3. Catástrofe – É quando o chão se abre e nos descobrimos no buraco. Deus dá um passo para trás e diz: “OK, você quer ser Deus? Vá em frente!” Então colhemos o que semeamos, sentimos o impacto total da catástrofe que nós mesmos criamos.

O SEGUNDO PASSO – O PASSO DA ESPERANÇA

Passo 2
Viemos a acreditar que nosso  Poder Superior Jesus poderia restituir nossa sanidade.

“Porque Deus está operando em vocês, ajudando-os a desejar obedecer-lhe, e depois ajudando-os a fazer aquilo que Ele quer.”  (Filipenses 2:13 BV)

Eu acredito de todo coração que Deus existe, que Ele se importa comigo e que tem o poder para me ajudar em minha Restauração .

 1. RECONHEÇA A EXISTÊNCIA DE DEUS.
Reconhecer a existência de Deus não é um grande problema para nós hoje, pois quanto mais conhecemos acerca do universo, mais facilmente somos convencidos de que existe um Criador. A grande pergunta é: Que tipo de Deus Ele é? Como é que Ele realmente é? Que importância sua existência tem? O problema é que nós temos idéias bastante estranhas acerca de Deus. Em vez de reconhecermos que somos feitos a Sua imagem, fazemos Deus a nossa imagem. (Rm 1:10, Sl 14:1)

2.COMPREENDA O CARÁTER DE DEUS
Existem três coisas específicas sobre Deus que nos ajudam a superar nossos traumas, vícios e maus hábitos:

Deus sabe tudo sobre minha situação. Deus conhece você de maneira íntima e pessoal, as coisas boas e as ruins. (Cl 1:15, Sl 31:7, Sl 69:5)

Deus conhece a minha situação. Ele não somente sabe sobre a sua situação, mas se preocupa com ela e tem o poder para mudá-la. Ele ama você com amor incondicional. Deus é carinhoso e cheio de empatia. (Sl 103:13-14, Jr 31:3, Rm 5:8)

Deus pode me mudar e a minha situação também. Algumas vezes Ele me muda, algumas vezes Ele muda a minha situação. Nada é impossível para Deus. (Ef 1:19-20, Lc 18:27)

3. ACEITE A OFERTA DE DEUS

A maioria das pessoas crê em Deus, mas isto não é suficiente, é preciso se conectar com o poder de Deus. Como é que me conecto com o poder de Deus? CREIA e RECEBA. Primeiro, eu creio que Deus existe e que Ele me conhece. Então, eu o recebo em minha vida dizendo: “Jesus Cristo, ponha seu Espírito em mim”. (Fp 2:13, II Tm 1:7)

O segundo passo no Caminho Para a Restauração começa com uma pequena palavra: SOCORRO! Quando você dá este passo, a sua restauração não é mais simplesmente um problema de força de vontade, pois Deus diz: “Eu estarei com você”. O que impede você de pedir a ajuda de Deus? (Is 43:2-3)