SÉRIE CAMINHO DA RESTAURAÇÃO – PASSO DA HUMILDADE

“Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam  completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele….deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês.” Romanos 12:1-2 – NTLH

Se tirarmos um pouco de tempo para reflexão, reconheceremos que as falhas que confessamos no passo 4 vieram dos nossos defeitos de caráter. Todos nós carregamos feridas das quais nunca vamos nos esquecer. Todos temos vícios do quais não conseguimos nos livrar. Todos temos hábitos que estão arruinando nossas vidas. O quinto passo do Caminho da Restauração é o passo da transformação. Esse passo é baseado no texto de Romanos 12:1-2:

“Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele….deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês.” 

Deus deseja nos transformar e esta transformação acontece quando nós mudamos nosso modo de pensar.

Neste passo vamos abordar três coisas:

1. A origem dos nossos defeitos de caráter.
2. A dificuldade de livrar-se deles.
3. Como podemos cooperar com Deus no processo de mudança que Ele deseja fazer na nossa vida.

PASSO DA HUMILDADE

Passo 6
Dispusemo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter.

“E então, quando vocês sentirem a sua indignidade diante do Senhor, Ele levantará, animará e ajudará vocês.” (Tiago 4:10 BV)

Passo 7
Humildemente pedimos a Deus que removesse todas nossas imperfeições.

“Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, Ele cumprirá a Sua promessa e fará o que é correto. Ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade.”
(I João 1:9 NTLH)

DE ONDE VIERAM OS MEUS DEFEITOS DE CARÁTER?

  1.  Dos meus cromossomos – A genética explica predisposição, mas não desculpa o pecado.
  2. Das circunstâncias que me cercaram – Aprendemos a responder as nossas necessidades de determinadas maneiras, e alguns dos nossos defeitos de caráter são uma tentativa de preencher estas necessidades.
  3. Das minhas escolhas Se você decide escolher fazer algo por um longo período, isso acaba se transformando num hábito.

POR QUÊ É TÃO DIFÍCIL MUDAR MEUS HÁBITOS?

  1. Porque eles estão comigo há muito tempo. Muitos hábitos foram desenvolvidos há muito tempo atrás e apesar de incômodos e auto-destrutivos, são familiares.
  2. Porque eu me identifico com eles. Confundimos nossa identidade com nossos defeitos e assumimos aquela maneira de ser.
  3. Porque eles têm uma recompensa. Todo defeito tem uma recompensa. Eles mascaram a dor, são uma desculpa para o fracasso, chamam atenção, permitem controlar outras pessoas e compensam a culpa.
  4. Porque Satanás me desencoraja. Ele está constantemente sugerindo pensamentos negativos. Ele é o acusador.

 COMO EU COOPERO COM DEUS NESTE PROCESSO?

CONCLUSÃO:

Deus deseja realizar coisas maravilhosas em nossas vidas. Mas Deus não pode começar a mudar-nos até que voluntariamente nos submetamos a Ele. Você tem coragem de pedir a Deus que remova os seus defeitos de caráter? Isto é tudo o que Ele está esperando.