SETEMBRO AMARELO – DIA MUNDIAL DA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio promovido pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (International Association for Suicide Prevention ( IASP) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no dia 10 de Setembro foi criado com o propósito de mobilizar esforços para prevenção do suicídio.  É uma oportunidade aberta a todos os sectores da sociedade para intervir e chamar a atenção para o grave problema do suicídio no mundo.

Conhecida como Campanha Setembro Amarelo é um movimento mundial incentivado pela Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP) que tem como objetivo a prevenção ao suicídio e a defesa da vida.  Nela busca-se a sensibilização da sociedade, que pode contribuir para reduzir os trágicos números da mortalidade por suicídio, principalmente devido ao fato de algumas pessoas o considerarem como tabu, terem preconceito ou mesmo por acreditarem que as pessoas que o planejam só estão querendo chamar atenção e não pretendem acabar com suas vidas. Um momento privilegiado em que se discutam fórmulas, métodos e ações para combater a epidemia que se alastra pelo mundo. Através de uma abordagem multisetorial abrangente, com uma estratégia nacional de prevenção, é possível enfrentar o problema e conquistar resultados positivos na diminuição no número de casos.

O suicídio é um problema de saúde pública em países de alta renda e um problema emergente em países de baixa e média renda; é uma das principais causas de morte no mundo, especialmente entre os jovens. O número de vidas que se perdem a cada ano por suicídio supera o número de mortes por homicídios e guerras juntos.

A OMS aponta que mais de 800 mil pessoas se matam todos os anos, ou seja, a cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida. O suicídio está entre as dez causas de morte mais frequentes no mundo e é a principal entre os jovens de 15 a 29 anos. Além disso, 75% dos suicídios em todo o mundo ocorrem em regiões de baixa renda. No Brasil a taxa de suicídio representa 5,6 mortes a cada 100 mil jovens (20% acima da média nacional) e entre os jovens está crescendo mais do que a média nacional. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

Os dados estatísticos da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SPPDS) comprovam o alto índice de suicídios no Ceará e a capital cearense ocupa, hoje, o terceiro lugar no ranking com a maior taxa de suicídio do Brasil.

O suicídio é um problema de todos que envolve múltiplas causas envolvendo profissionais de saúde como também, outros setores que direta ou indiretamente lidam com o problema.  A partir do funcionamento de uma rede de vigilância, prevenção e controle, é possível que vários profissionais possam compartilhar informações referentes à abordagem, ao acolhimento e ao tratamento das pessoas em situação de vulnerabilidade.

O suicídio ainda é visto como um problema individual, o que dificulta muito o seu entendimento como um problema que afeta toda a sociedade. É necessário mudar essa visão para despertar e estimular a atuação de pessoas de diferentes setores da sociedade na sua vigilância, prevenção e controle.

A mudança do quadro de suicídios no Brasil poderia ser viabilizada por meio de implantação de ações que promovam o debate do assunto na sociedade, com o envolvimento de entidades estatais, sociedades de classes e cidadãos interessados ou envolvidos na problemática. No Estado do Ceará, o Programa de Apoio à Vida PRAVIDA/Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) vem realizando durante todo o mês o Setembro Amarelo, várias atividades em instituições públicas ou privadas que estimulam divulgações sobre a prevenção do suicídio na tentativa de contribuir com políticas públicas na prevenção do suicídio.

​    No dia 10 de Setembro ajude a iluminar prédios públicos, colocar faixas, mobilizar passeatas, passeios de bicicleta ou motocicleta, distribuição de folhetos, uso de camiseta ou fita amarela, assim você estará contribuindo na prevenção do suicídio.

 

Centros de Atenção Psicossocial – CAPS
Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto
Rua Vicente Nobre Macêdo, s/n – Messejana – Fortaleza/CE
www.hsmm.ce.gov.br
(85) 3101.4328

Programa de Apoio à Vida – PRAVIDA/UFC
Rua Capitão Francisco Pedro, 1210 – Rodolfo Teófilo – Fortaleza/CE
www.pravida.com.br
[email protected]
(85) 98400-5672

Instituto Bia Dote
Av. Barão de Studart, 2360 – Sala 1106 – Aldeota – Fortaleza/CE
institutobiadote.org.br
[email protected]
[email protected]
(85) 3264.2992

Laboratório de Relações Interpessoais – LABRI/UFC
[email protected]
Centro de Valorização da Vida
https://www.cvv.org.br
Fone: 141 / (85) 3257-1084.

Fonte: www.pravida.com.br