SÓ MANTEREMOS NOSSA RESTAURAÇÃO SE A PARTILHARMOS COM OUTROS

amor_ao_proximoEsta semana em nossa programação vamos refletir sobre o Passo 12 ” Tendo experimentado um despertar espiritual como resultado desses passos, procuramos levar esta mensagem a outros e praticar esses princípios em todos os aspectos da nossa vida”.

Neste Passo entendemos que só manteremos nossa restauração se a partilharmos com outros. Quanto mais ajudarmos outras pessoas, mais ajudaremos a nós mesmos.
É o  melhor antídoto para prevenirmos recaídas. Passamos a sentir que nossas vidas tem propósito.

REPARTIMOS NOSSA EXPERIÊNCIA
Não damos conselhos ou dizemos o que a outra pessoa precisa fazer. Abrimos mão do desejo de dominar ou controlar as outras pessoas e de gerir as suas vidas. Humildemente compartilhamos a nossa experiência. Somos um exemplo vivo de que o programa dos Doze Passos funciona, e assim, somos uma mensagem viva de ESPERANÇA para outras pessoas. A nossa alegria em termos encontrado um novo estilo de viver é uma atração para a pessoa que está sofrendo. Isso não significa que não temos mais problemas, mas colocamos a nossa DOR a disposição de Deus, e  confiamos que Ele vai usá-la.

“Louvado seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai bondoso, o Deus de quem todos recebem ajuda. Ele nos auxilia em todas as dificuldades para podermos ajudar os que tem as mesmas dificuldades que nós temos.”
(II Coríntios 1:3 – BLH)

REPARTIMOS DE ACORDO COM NOSSO ESTILO PESSOAL
Temos personalidades diferentes, e compartilhamos a mensagem do nosso jeito. Aceitamos com alegria nosso jeito de ser e o colocamos à disposição para levar a mensagem. Não queremos ser outra pessoa. Cada um de nós tem uma personalidade especial e única que Deus deseja usar. Levamos a mensagem, mas não forçamos ninguém a recebê-la.

REPARTIMOS COM AMOR INCONDICIONAL
Deixamos nosso ego de lado – não recebemos os méritos e não somos responsáveis pela restauração de uma outra pessoa. Simplesmente transmitimos a mensagem com amor e ficamos disponíveis para ajudar quando solicitados. Por isso, não escolhemos quem vamos ajudar, quem merece nosso tempo ou investimento. Perante Deus, todos os seres humanos são importantes. Não ajudamos os outros para recebermos elogios. Simplesmente nos doamos sem a perspectiva de receber algo em troca.

“Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.”
(I João 3:18)

REPARTIMOS DENTRO DOS NOSSOS LIMITES
Reconhecemos nossos sentimentos, nossas emoções, nossos limites físicos e os respeitamos. Não somos vítimas, somos responsáveis por nós mesmos. Não precisamos mais controlar a vida das outras pessoas, e também não permitimos que os outros nos controlem. Dessa forma, aprendemos a nos conectar com as outras pessoas de forma saudável e amorosa.

REPARTIMOS USANDO OS DONS QUE RECEBEMOS
Todos nós recebemos dons espirituais de Deus quando entregamos nossa vida a Jesus. Usamos esses dons à serviço dos outros. Alguns dons mencionados na Bíblia são: ensino, evangelismo, misericórdia, hospitalidade, exortação, liderança, contribuição, fé, discernimento, sabedoria, servir, animar, …

“Portanto, usemos os nossos diferentes dons de acordo com a graça que Deus nos deu”. (Romanos 12:26 – NTLH)

ONDE REPARTIMOS?

DEUS NUNCA DESPERDIÇA UMA DOR, ELE DESEJA QUE A COLOQUEMOS À DISPOSIÇÃO DELE, E ELE VAI USÁ-LA PARA ABENÇOAR ALGUÉM. RECONHECEMOS QUE É DANDO QUE RECEBEMOS.