TRISTEZA … TEM FIM, SIM!

Há um verso de uma famosa canção da música popular brasileira que diz: “tristeza não tem fim, felicidade, sim”. Mas tristeza tem fim, sim.

Ninguém gosta de se sentir triste ou conviver muito tempo com alguém abatido pela tristeza. Mas, o fato é que, por mais que desejemos, não podemos evitar a tristeza. Podemos, até, esconde-la de nosso rosto com um sorriso amarelo; ou nega-la dizendo que “está tudo bem”; ou afoga-la na nossa compulsão, bebendo, comprando, comendo, jogando, usando drogas; ou podemos lidar com ela de forma racional, com sabedoria e equilíbrio. Mas todos nós temos que lidar com ela. Precisamos aceitar o fato de que a tristeza sempre fará parte da vida.

Mas nem sempre a tristeza é algo ruim. Ela pode ser um tremendo incentivo à mudança, ao crescimento e, principalmente, para buscarmos mais a de Deus.

Se a tristeza for resultado de arrependimento por algo errado que fizemos, ela vem a ser o incentivo que precisamos para pedir perdão e restaurar um relacionamento quebrado.
Se for decorrente de uma mágoa que alguém nos causou, nos leva a estender o perdão.
Se a tristeza resulta de uma perda sofrida, somos compelidos a buscar o consolo em Deus.
Mas o certo é que não há tristeza tão grande que Jesus, encarnação da misericórdia e amor de Deus, não possa pôr fim.

Quando Jesus comunicou aos apóstolos que Ele morreria, eles ficaram muito tristes diante da perspectiva da perda do amigo e Mestre, mas Ele os consolou, dizendo:

“Pois eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês vão chorar e ficar tristes, mas as pessoas do mundo ficarão alegres. Vocês ficarão tristes, mas essa tristeza virará alegria.

Quando uma mulher está para dar à luz, ela fica triste porque chegou a sua hora de sofrer. Mas, depois que a criança nasce, a mulher fica tão alegre, que nem lembra mais do seu sofrimento.

Assim acontece também com vocês: agora estão tristes, mas eu os verei novamente. Aí vocês ficarão cheios de alegria, e ninguém poderá tirar essa alegria de vocês. ” João 16:20-22

Que tristeza se abate sobre você hoje que nas mãos de Jesus pode redundar em mudança, crescimento e restauração, trazendo liberdade e alegria?

CR-FERIAS-JULHO-2016 (2)

Esta semana a psicologa Síria Giovenardi  vai falar sobre esse tema: TRISTEZA.
Ainda são encontradas as definições de tristeza como mágoa, aflição, pena, angústia, inquietação ou melancolia.
Para saber mais sobre o assunto, venha para o Celebrando Restauração, as palestras são gratuitas e abertas ao público.

 

Confira os endereços:
– Segunda, às 19h30 na R. do Cruzeiro, 401, Ancuri (Anel Viário com BR 116)
– Quinta, às 19h30 na R. do Coqueiro, 29, Edson Queiroz
– Sexta, às 19h30 na R.Professor Francisco Gonçalves, 225, Dionísio Torres (Colégio Kerigma)

Mais informações: (85) 3444.3635/ 99745.3924(whatsApp)