A alegria embeleza o rosto, mas a tristeza deixa a pessoa abatida. Provérbios 15:13
Será que só poucas pessoas afortunadas nasceram com uma visão alegre da vida ou o otimismo é uma atitude que podemos aprender?
Susan C. Vaughan, autora de Half Full, Half Empty (Meio Cheio, Meio Vazio), diz que ver as possibilidades da vida em vez dos seus perigos, é o resultado de um processo interno que qualquer um pode seguir. Uma das suas conclusões é que “existe uma ligação poderosa entre a expressão facial e a emoção”. Ela crê que as pessoas que agem de maneira mais feliz, na verdade, se sentem mais felizes.
A Bíblia fala que a verdadeira alegria espiritual começa bem dentro de nós, então se espalha em nossas faces — O coração alegre aformoseia o rosto […] A alegria do coração é banquete continuo. (Provérbios 15:13,15). Quando estamos contentes em nosso interior, o nosso rosto demonstra.
Como desenvolver um coração alegre? Podemos começar agradecendo ao Senhor por estar conosco e agir para o nosso bem, em todas as situações (Romanos 8:28). Não é um faz de conta, mas sim o fato de ter um ponto de vista da vida que reflete a nossa fé em Cristo. “Alegrai-vos sempre no Senhor…”, escreveu Paulo da prisão. “…outra vez digo: alegrai-vos” (Filipenses 4:4).
Esse tipo de otimismo começa com um coração alegre e se espalha rapidamente para o rosto.
Se você tiver a alegria de Cristo em seu coração, isto se refletirá em seu rosto.
Adaptado do livro Nosso Andar Diário