UM DIA DE CADA VEZ

Você já tentou parar de…beber…fumar…usar droga…mentir…irar-se…sentir ansiedade…viver em depressão…comprar mesmo sem precisar do que compra…atacar a geladeira de madrugada…navegar por sites pornográficos…enfim, parar de ceder à sua compulsão, por uma semana ou mais, sem conseguir atingir seu objetivo?

Se você respondeu SIM a esta pergunta, você precisa colocar em prática o princípio UM DIA DE CADA VEZ.

Muitos de nós já tentamos largar uma compulsão. Fizemos todo tipo de promessas a nós próprios a aos outros. Fizemos juramentos solenes. Mas nada funcionou até que simplesmente esforçamo-nos para não “tomar o primeiro gole” hoje. No AA, costumam dizer: “Tente não beber só por hoje; se não beber hoje, hoje não poderá se embebedar”. Assim, podemos nos manter sóbrios, seja qual for nossa compulsão, UM DIA DE CADA VEZ.

E para conseguirmos praticar este princípio, precisamos compreender a impossibilidade frustrante que há em tentarmos tomar decisões para a vida toda, à base do “nunca mais vou…”.

Teremos mais chance de sucesso, quando nos limitarmos a fazer propósitos por um dia apenas, justamente o dia que estamos sempre vivendo: o dia de hoje. O de ontem já vivemos quando ele era hoje, e o de amanhã, quando chegar, será hoje, novamente. Aplicando este princípio, estaremos, por assim dizer, cortando a vida em “pedacinhos mastigáveis”, o que irá tornar bem mais fácil vencer nossas compulsões.

E Deus, na Sua infinita sabedoria, já nos ensina isso há mais de 2000 anos, quando Ele nos diz:

Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião … tempo de matar e tempo de curar; tempo de derrubar e tempo de construir. Há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar; tempo de chorar e tempo de dançar… Eclesiastes 3:1,3-4 NTLH

O que, vivendo um dia de cada vez, só por hoje você vai deixar de fazer?