REPARAÇÃO – DAR E PEDIR PERDÃO | POR SÍRIA GIOVENARDI

O tempo, a umidade, o mofo, o cupim, incêndios, exposição excessiva à luz do sol, descaso, acidentes, são fatores que podem danificar seriamente uma obra de arte valiosa. Se isto acontecer, para que continue a ser apreciada, ela terá que ser restaurada, “repararada”.

E certamente, por mais que a restauração seja bem feita, o aspecto original nunca será 100% recuperado; a tonalidade da tinta não ficará exatamente como o pintor imaginou e aplicou sobre a tela, um dia.  Às vezes, as marcas de um reparo se tornam, até sinais de amor, como a costura grossa feita à mão pela sua mãe para reparar seu ursinho de pelúcia predileto.  O fato é que num mundo falho, habitado por pessoas falhas, coisas quebram, relacionamentos quebram, confianças quebram, sonhos quebram… e quebram… e quebram.  Eu já fui vítima, e você também.  E aí?  Fazer o quê?  Chorar o leite derramado?  Cauterizar nossos corações?  Esconder nossas dores?  Defender nossos interesses? 

Está na hora de assumirmos uma nova postura, um novo andar.  Está na hora de sermos agentes de “REPARAÇÃO”, onde antes fomos agentes de destruição.  Está na hora de perdoar e pedir perdão, de assumir e não fugir, de fazer o possível em vez de lamentar o impossível.  Hoje queremos aprender sobre “REPARAÇÃO” a partir do Passo 8 que diz:

FIZEMOS UMA RELAÇÃO DE TODAS AS PESSOAS A QUEM PREJUDICAMOS E DISPUSEMO-NOS A FAZER REPARAÇÕES A TODAS ELAS.

Você tem coragem de voltar no tempo e assumir os seus erros?  Você diz, “Mas já está enterrado, por que levantar de novo?”  Se está enterrado, porque ainda fede?  Não. Não foi enterrado, com a devida cerimônia e condições corretas, só foi abandonado pelos caminhos da vida para continuar fedendo e atrapalhando sua caminhada.  Volte lá, e dê um enterro digno.

PARA PENSAR …

Fazer reparações é o princípio do fim de seu isolamento de Deus e dos outros. Você precisa novamente enfrentar suas mágoas, os ressentimentos e as ofensas causadas por outras pessoas ou que você mesmo causou aos outros.
Guardar seus ressentimentos não só bloqueia sua recuperação, como também o perdão de Deus para sua vida.

Por Síria Giovenardi

Publicado em Artigos | Deixe um comentário

PASSO 10 – CONTINUAMOS A FAZER O INVENTÁRIO PESSOAL E, QUANDO ESTÁVAMOS ERRADOS, NÓS O ADMITÍAMOS PRONTAMENTE.

A verdadeira restauração nos faz desejar crescer diariamente em nosso relacionamento com nosso Poder Superior Jesus Cristo.

Quantas vezes você se olha no espelho durante o dia? E ao se olhar, percebendo que seu rosto está sujo, não o limpa imediatamente? Da mesma forma, precisamos constantemente nos olhar no nosso “espelho espiritual”: a Palavra de Deus, a Bíblia. Então, se houver algo de errado, podemos logo corrigir.

O profeta Tiago usa uma ilustração semelhante para nos mostrar que Deus deve ser como um espelho espiritual na nossa vida, quando diz:

Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática. Porque aquele que ouve a mensagem e não a põe em prática é como uma pessoa que olha no espelho e se vê como é. Dá uma olhada, depois vai embora e logo esquece da sua aparência. O evangelho é a lei perfeita que dá liberdade às pessoas. Se alguém examina bem esta lei e não a esquece, mas a põe em prática, Deus vai abençoar tudo o que essa pessoa fizer.” Tiago 1:22-25

Então, é sábio fazer regularmente um inventário pessoal, para não deixarmos que nossas falhas se acumulem, comprometendo a restauração já conquistada. Assim, como seria uma tolice passar o dia sabendo que nosso rosto está sujo, não é lógico saber que temos um problema que pode nos levar a uma recaída, e não corrigi-lo imediatamente, confessando a Deus e fazendo as devidas reparações.

Até, podemos nos sentir envergonhados pelas vezes que tivemos que corrigir os mesmos erros que, obstinadamente, se negam a desaparecer. Mas, “se dissermos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós. Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus , Ele cumprirá a Sua promessa e nos limpará de toda a maldade.” 1 João 1:8-10

Cada vez que confessamos um pecado, o Senhor o limpa. A nossa vida é como uma lousa da qual se apagou tudo o que estava escrito nela. Os nossos pecados não ficam gravados em nenhum tipo de “lista celestial”.

Mesmo que cometamos os mesmos erros sempre de novo, Deus continua nos perdoando se estivermos verdadeiramente arrependidos.

Alguns aspectos de nossa vida necessitam mais limpeza do que outros. E Deus não se zanga quando retornamos a Ele reiterada vezes. Não é necessário que nos sintamos incomodados. Deus quer que nos aproximemos dEle cada vez que pequemos.

Fonte: Bíblia de Estudo Despertar

Algumas perguntas para seu Inventário Diário

  • Submeti minha vida hoje ao meu Poder Superior Jesus, buscando fazer a sua vontade, confiando que Ele é um Deus amoroso e cuidadoso?
  •  Quais os sentimentos que tive hoje?
  • Como demonstrei meu amor pelas outras pessoas?
  •  Houve algum conflito em meus  relacionamentos hoje? Quais? Qual foi a minha parcela? Devo reparações a alguém?
  •  Agi de maneira desagradável com alguém? Fui ressentido, egoísta, desonesto, medroso?
  •  Como estava a minha serenidade? Alguma coisa aconteceu para que a perdesse?
  •  Percebi alguns “velhos padrões” em minha vida hoje? Quais? Em que preciso mudar?
  •  Estou me preocupando com o ontem ou o amanhã?
  •  O que fiz hoje que não gostaria de ter feito?
  •  Fui bom para mim hoje? Fiquei limpo? Estou levando a vida com leveza?
  • Pelo que posso ser grato hoje

SÓ POR HOJE … eu estarei atento para as mudanças que ainda preciso fazer em minha vida para continuar crescendo.

Publicado em Noticias | Deixe um comentário

O QUE APRENDEMOS NA CAMINHADA DOS 12 PASSOS

Aprendemos que precisamos:

  • Sair da negação
  • Reconhecer que somos impotentes
  • Ter esperança de que podemos ser restaurados
  • Acreditar que só Deus tem o poder de restaurar nossa sanidade
  • Decidir entregar nossas vidas e vontades a Jesus
  • Agir de acordo com essa decisão, entregando a Ele todas as áreas fora de controle de nossa vida
  • A necessidade de fazermos uma avaliação de toda nossa vida
  • Encontrar um padrinho ou madrinha para nos acompanhar
  • Fazer um corajoso e destemido inventário moral
  • Confessar todos nossos pecados a Deus
  • Admitir para outra pessoa nossos erros, compartilhando nosso inventário
  • Nos abrirmos para as mudanças que Deus precisa fazer em nossa vida
  • Mudar nossos velhos e maus hábitos por novas e corretas atitudes
  • Fazer as reparações necessárias, pedindo perdão às pessoas que magoamos
  • Perdoar as pessoas que nos magoaram
  • Fazer essas reparações com graça, não exigindo nada em troca
  • Ficar atento às encruzilhadas do caminho da restauração para  que diante das velhas situações, não voltemos a tomar a o caminho errado.
  • Ficar atentos para permanecer crescendo fazendo um inventário diário de nossa vida
  • Praticar os 12 passos para evitar as recaídas
  • Manter uma atitude de gratidão pelas conquistas e vitórias que obtemos na caminhada
  • Dar aos outros o que Deus nos deu: socorro, força, apoio, encorajamento, perdão e amor, ajudando as pessoas à nossa volta, que também precisam de restauração.
  • Servir à igreja e às pessoas que precisam conhecer o seu amor restaurador

Manter-se atento às razões que nos levam a atolar

Publicado em Artigos | Deixe um comentário

Sou diferente do outro.
Ou o outro é diferente de mim?
Eu não aceito o pensamento do outro.
Ou o outro que não aceita o meu pensamento? A diferença está em querer:
Que meu pensamento prevaleça,
Ou que a do outro se desfaça?
Se o que penso é certo!
Logo o que o outro pensa é errado.
Sendo assim, eu não aceito
A diferença do outro.
Então, eu não respeito a diferença.
Por que luto que se respeite as diferenças?
Diferenças de quem?
As minhas?
Ou as que pensam igual a mim.
Para que eu possa respeitar o diferente
Tenho que aprender a respeitar a mim!
Pois, sou diferente
De mim mesmo incapaz de respeitar as diferenças do outro.
E quero que o outro respeite as minhas.
Quem precisa de respeito?
Quem quer ser respeitado?
Quem então é o diferente? 

Por Roberta Wadner

Publicado em por Celebrando Restauração | Deixe um comentário

DICAS PARA EVITAR RECAÍDAS

Toda restauração é um processo, uma caminhada. Precisamos praticar diariamente os 12 Passos, reconhecendo nossa impotência e necessidade de dependermos de Deus para nos mantermos limpos de nossos vícios, maus hábitos e compulsões. Se vacilarmos nesse processo, com certeza haverá recaídas.

1. Reserve um momento de quietude em seu dia. Diminua seu ritmo no dia-a-dia e ouça Deus. Dê espaço para a solitude e quietude. Admita que você será tentado, então mantenha-se conectado com Deus, através da oração e da meditação na Sua Palavra. Até Jesus passava tempo a sós com Seu Pai.

2. Escute o que Jesus diz. Depois de passar algum tempo a sós com Deus meditando e orando, precisamos diminuir o ritmo para poder ouvir suas respostas e orientações.

3. Cheque suas emoções, seus relacionamentos e seu coração regularmente. Pergunte a si mesmo se você está magoado, irado, ansioso, deprimido, tenso, ressentido, estressado. Se sua resposta for positiva a qualquer um dos sinais de alerta acima, use as ferramentas que aprendeu no CR, que o ajudarão a voltar ao caminho.

4. Celebre mesmo as pequenas vitórias. Você precisa se alegrar nas suas vitórias. Também não se esqueça de compartilhar suas vitórias com o seu grupo, não importa quão pequenas sejam. Seu crescimento dará esperanças aos outros!

“Portanto, aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair”. 1 Corintios 10:12

Publicado em Noticias | Deixe um comentário

GARIMPANDO EMOÇÕES| Por Joelma Torres

Meu caminhar, é por muitas vezes, firmar meus passos em um solo que nem sempre consigo ver, mas no meu interior, vem a certeza de que lá ele está. Em meus passos de fé e ousadia, muitas vezes me pergunto: Onde quero chegar? Meu coração dispara, as bochechas ruborizam, meu corpo sudoriza. Porém em meio a todo esse reboliço, sinto que não preciso me afligir por hoje por ainda não ter essa resposta. Escutei, e li algumas vezes, que “quem anda sem saber onde quer chegar, não chega a lugar nenhum”, até concordo parcialmente, pois aprendi a acolher as ideias lançadas a partir do entendimento do outro, muito embora, seja verdade, que algumas delas não ficam para me fazer de morada. Pois bem, me permito viver meus passos diários, pois a chegada não está longe, mas dentro de mim. Todos esses passos tem me levado para esse lugar.

Enquanto lá não chego, prefiro mesmo é andar, parar, olhar, sentir e me deleitar no “agora”, sem perder às horas, pensado no que o amanhã me trará, pois ainda não cheguei lá. Andarei confiante, algumas vezes tropeçante, passo a passo, admirando a beleza da vida. Inteira em cada momento! Plantando no meu hoje, sem ansiar pelo o que nem sei se colherei amanhã.

Então, enfim entendo, minha caminhada é muito além do plantar e colher, mas sim, de viver a liberdade de fazer escolhas, por isso hoje busco escolher bem! Escolho garimpar minhas emoções e reter as que me trazem boas sensações.

Publicado em Artigos | Deixe um comentário

NADA DE CAMINHAR SÓ! | Por Aline Xavier

É certo que a solitude deve ser uma prática em nossas vidas, pois ao contrário da solidão, com a tendência ao isolamento, tristeza, ansiedade; momentos de solitude indicam o pleno contado consigo mesmo. E estar consigo significa estar em contato permanente com sua essência, é gostar de você, é cuidar de você, e todos esses fatores fazem com que suas relações com o próximo também sejam cada vez melhores e saudáveis. 

É fato que não há a necessidade de estar sempre em companhia de outras pessoas e não existe solidão por isso, mas temos de valorizar a companhia das pessoas, entendendo que somos seres relacionais, sociáveis e a comunhão é um momento de edificação para nossas vidas e das demais pessoas com as quais convivemos. 

A célebre escritora Clarice Lispector disse a seguinte frase: “Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe”.

Ela foi totalmente assertiva nessa máxima, pois com a ajuda do outro ou do grupo, a gente se fortalece, cria vínculos, faz partilhas, e cresce com a experiência de quem está passando, ou já passou algo igual ou parecido com o que estamos enfrentando. Isso é vital, pois percebemos que não estamos sozinhos!

Salomão escreveu em Eclesiastes 4:9 – “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.” 

Não consigo interpretar esse versículo somente como para casais, mas na perspectiva de quaisquer relacionamentos, seja no amor, ou na amizade.

Deus nos criou para nos relacionarmos, afinal todos temos sonhos, objetivos e vontades. E em alguns momentos, é preciso fazer com que as pessoas ao seu redor sonhem junto com você. É daí que nasce a necessidade de nos comunicarmos, potencializando o interesse do próximo em direção a um objetivo comum, novas experiências, desafios, sabendo que juntos nos tornamos mais fortes e mais motivados a superar a autossabotagem, o desânimo e outras dificuldades que surgem no meio do caminho.

Você só precisa ficar atento a quem se juntar, pois infelizmente existem pessoas tóxicas, com quem não vale a pena compartilhar. Fuja!

Aproxime-se de quem lhe aproxima de Deus, das coisas saudáveis, daquilo que pode lhe erguer. E seja assim também, pois a via é de mão dupla e nós atraímos exatamente aquilo que somos e o que plantamos!

Receba e doe ocitocina!

Por Aline Xavier

Publicado em Artigos | Deixe um comentário

O ORGULHO É O MAIOR EMPECILHO PARA A VITÓRIA

O Passo 7 diz: Humildemente pedimos que Deus removesse todas as nossas imperfeições.

“Mas, se confessarmos nossos pecados a Deus, Ele cumprirá a Sua promessa e fará o que é correto: Ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade.”
(I João 1:9 – NTLH)

Por causa do nosso orgulho, podemos nos esconder atrás das nossas defesas durante o processo de restauração. Talvez nos ocultemos atrás de uma posição importante, de uma boa reputação, de uma ilusão de que somos superiores, ou da crença de que não temos grandes defeitos, mas apenas “pequenos defeitinhos” que não fazem mal a ninguém.

Podemos sentir uma vergonha tão grande, que, possivelmente, façamos um esforço supremo para nos esconder sob uma imagem impecável. Se tentarmos nos proteger, recorrendo a algum desses artifícios, não conseguiremos experimentar o amor e a graça de Deus, nem deixando a verdadeira liberdade e alegria que somente a vitória, concedida por Ele, sobre nossos defeitos de caráter pode gerar.

Mas podemos humildemente pedir a Deus que mude nossas atitudes. Quando Ele der um jeito em nosso orgulho, seremos capazes de deixar de nos esconder atrás da nossa reputação. Podemos permitir que nos tornemos “anônimos” e que outros nos conheçam simplesmente como mais uma pessoa que luta contra a sua adicção.

“Portanto, sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus para que ele os honre no tempo certo. Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois Ele cuida de vocês.”
1 Pedro 5:6-7 NTLH

Bíblia de Estudo Despertar, pag. 1379

Publicado em Artigos | Deixe um comentário

CONFERÊNCIA SOMA

Conferência SOMA
A força do voluntariado

Ser voluntário é o ato de doar seu tempo e seu conhecimento para colaborar com a sociedade em que você vive, através de ações que não poderiam ser remuneradas porque têm um valor incalculável.
Parte da nossa humanidade se sustenta na capacidade de não servir somente a si.
Existe um anseio de fazer diferença no mundo para tornar a sua vida e de outras pessoas um pouco melhor.

A SOMA de pessoas em ações que beneficiam outras, produz um bem imensurável para comunidade, para o próximo e para si mesmo.
Ser voluntário é compreender que a perseverança nas coisas que faz, transforma vidas e realidades, partindo de pequenas e simples atitudes.
Se um voluntário já pode tornar o mundo melhor, imagine o que a SOMA de muitos pode fazer?

Nesta conferência, iremos dialogar sobre o que acontece quando pessoas decidem SOMAR e repartir seus dons, talentos e histórias no mundo ao seu redor.
Isto é, cumprir a MISSÃO.

Quanto vale!?
Voluntariado é uma atitude de generosidade, por essa razão o valor da inscrição quem define é você!

Clique no LINK abaixo para Doar e garanta a sua inscrição.

https://pagseguro.uol.com.br/checkout/nc/nl/donation/sender-identification.jhtml?t=34bb766284406df21afd136b8f22f60f3a65d0e096d1f27490a040187cf1b58a&e=true#rmcl

Além da contribuição financeira receberemos alimentos não perecíveis. Fique a vontade para definir as quantidades.

Publicado em Noticias | Deixe um comentário

SEJA RICO EM NUTRIR BONS SENTIMENTOS!| POR ALINE XAVIER

Uma hora ou outra você pensa: Ah! Se eu fosse rico! Quantas coisas poderia ter, conquistar, usufruir, comprar…

Mas, sabe-se que essa realidade se limita a uma pequena parte da população mundial, além de envolver uma série de coisas que não cabe aqui entrar em detalhes.

No entanto, a riqueza maior concentra-se onde a traça e a ferrugem não consome, nem os ladrões roubam; mas no céu, onde os valores ultrapassam a tudo que é material. (Mateus 6:19 e 20). E esse céu começa aqui mesmo na Terra, dentro do lar, no trabalho, na rua, na escola e em todo lugar que tocar a planta do seu pé e ao alcance dos seus olhos!

A riqueza tem que vir de dentro para fora, na maneira como você se relaciona com o próximo, a começar pela sua própria família, com a natureza, o respeito pelo bem comum, a forma como cumpre seus deveres cívicos, atitudes éticas, nutrindo bons sentimentos perante o meio em que convive.

Não tem coisa melhor do que uma pessoa sair de nossa presença de maneira diferente de como se aproximou. Leve, feliz, esperançosa, disposta a mudar algo que esteja sendo nocivo à sua saúde física, mental ou espiritual.

É disso que precisamos, ativar o modo “amor”, dispostos a não só nos comovermos, como termos atitudes práticas de humanidade, compaixão.

Jesus deixou o seu legado, para que nós perpetuássemos os valores inegociáveis que Ele nos ensinou na prática da Sua vida, submetendo-se à vontade de Deus Pai, compreendendo a dimensão da sua missão.

Acaso você não tenha clareza sobre as suas verdadeiras motivações e tem canalizado as suas energias naquilo que é secundário e que não lhe acrescentará dividendos eternos, sugiro que repense seus valores e direcione seus pensamentos e ações naquilo que é relevante e que dá sentido à vida abundante prometida por Jesus, para àqueles que creem (João 10:10).

E para haver transformação, é preciso ter clareza sobre os valores que regem sua vida. Eles precisam ser bem compreendidos, para que você consiga discernir o que de fato e de verdade vale a pena investir.

Nutrir a alma do que é verdadeiro é o melhor caminho para a paz em todos os aspectos!

Permita-se!

 

 

Por Aline Xavier

Publicado em Noticias | Deixe um comentário